Os nossos dias:
Fortaleza/
CE, 21 de agosto de 2012.
*
Encontro para formação de supervisores e diretores escolares do PJF
** Local: Centro de Eventos Uirapuru (C.E.U.)
MANHÃ
-
–
quando somos alunos queremos direitos e quando
somos professores/ diretores, cobramos deveres;
–
não há sociedade que se sustente sem liberdade
(direitos) e responsabilidade (deveres);
–
quem determina o papel é o desempenho da pessoa;
–
espera-se de um líder tenha competência agregando
valores. Não necessariamente saber de tudo, mas o suficiente para controlar o
grupo que 'lideramos';
–
gestão das informações e conhecimentos (saber
onde esse está para a escola funcionar);
–
persistência, é preciso ter força interna para
segurar a 'onda' e saber que a liderança, em alguns momentos, é solitária por
não termos quem contar;
–
modéstia, ninguém quer ser liderados onde só uma
pessoa brilhe. O 'sabe tudo' transmite uma ideia de inutilidade para seu
interlocutor. O lpider tem que ter em mente os resultados e o desenvolvimento
das pessoas.
* Estudo de texto:
>
Tema: Liderança ao Inspirar Autenticidade
Recortes:
–
“Os vitoriosos estão atentos a tudo e ouvem até
o fim qualquer reação. Os perdedores estão ocupados demais com a encenação de:
dar desculpas, pôr a culpa em alguém, prometer fazer melhor, e assim por
diante”.
>
Apresentação de slides -
Título:
ZOOM
–
Quando afastamos o nosso olhar, despercebemos do
ponto de partida (crista do galo);
–
Ser sensível ao fenomenalizar os pontos de
vistas, pois a distância da observação não deve influir nas nossas concepções,
mas sim os detalhes que podemos captar do fenômeno.
*
Estudo de texto:
>
Tema: O Caso da Ponte
Recortes:
TARDE
–
Ø Dinâmica de Grupo
– Bingo
* Estudo de texto:
> Tema: A
Inteligência dos Sistemas Vivos
Recortes:
- “A vida não
aceita chefes, somente parceiros. É impossível relacionar-se com um sistema no
papel de um diretor que vê tudo de forma objetiva. Em to o universo, não há
nenhum lugar de onde se possam ver as coisas objetivamente”.
- “A única maneira
de conhecer o sistema é ‘brincar’ com ele”.
- “O que move o
sistema não são o volume e a quantidade, mas o interesse e o significado”.
> O que é
inteligência? Processo de auto-organização na elaboração e realização de uma
atividade. É algo que explica por si só. Os estudos negam que a inteligência é
individual.
> Quando as
coisas estão bem, não se precisa de liderança.
> Permacultura
incute na pessoa viver de forma adequada com o ciclo natural das coisas e não
interferir sobre.
Fortaleza/
CE, 22 de agosto de 2012.
*
Encontro para formação de supervisores e diretores escolares do PJF
** Local: Centro de Eventos Uirapuru (C.E.U.)
MANHÃ
– 08h40min
Ø Atividade –
‘Avaliando a Saúde Organizacional’
1)
Vimos nas informações contidas no instrumental,
como válidas para a funcionalidade escola;
2)
Apresenta de modo eficiente o que a escola precisa
melhorar.
* Estudo de texto
–
> Tema: Tempo
de espera... Quando as coisas acontecem... Finalmente
Recortes
–
-
* Atividade –
Posições Perceptuais
(...)
* Estudo de texto
–
> Tema: O
Inimigo Está Lá Fora
Recortes
–
-
* Vídeo:
Recortes:
1)
Frequência é igual ao inverso do tempo (F = 1/t);
2)
Por isso que muitas vezes quando nos deparamos com
momentos significativos, achamos que o tempo passa rápido. Mas, o tempo é o
mesmo. O que acontece é quando temos uma maior frequência o tempo fica sem
perceptividade.
TARDE
– 13h45min
ü Apresentação da
Coordenadora de Gestão da SEDUC – Professora Marisa;
ü Socialização da
apresentação que os supervisores do PJF fizeram em São Paulo;
ü Dias 02 e 03 de
outubro, encontro do PJF (diretor, coordenador do PJF na escola e professor do
PJF);
ü O complemento do
recurso do PJF de responsabilidade da SEDUC será creditado na conta da escola
(manutenção) e a prestação de conta terá o mesmo procedimento do da prestação
de conta do PDDE;
ü SEDUC baixará
portaria para normatizar a quantidade de monitoria e tutoria (aguardar);
ü
Diana Carla –
orientações para PJF
1)
Reunir o GG para rever o plano e fazer o cronograma
das atividades para setembro, outubro, novembro e dezembro;
2)
Programar parte das ações da monitoria/ tutoria
(2012/ 2013);
3)
Reunião dia 27 de agosto para escolher os monitores
e tutores e definições do Plano de Ação do complemento da SEDUC – Márcio
Sérgio, Carlos Farias, Lucia Barros e Diana Carla;
O
responsável para cada R (resultado) deverá ser monitorado pelo diretor da
escola.
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