domingo, 2 de setembro de 2012

Encontro de Supervisores e Diretores de Escolas do PJF

Nos dias 21 e 22 de agosto, estivemos em Fortaleza nas dependências do Centro de Eventos Uirapuru (CEU) no encontro dos diretores e supervisores do PJF.

Os nossos dias:


Fortaleza/ CE, 21 de agosto de 2012.

* Encontro para formação de supervisores e diretores escolares do PJF
 ** Local: Centro de Eventos Uirapuru (C.E.U.)

MANHÃ -
        quando somos alunos queremos direitos e quando somos professores/ diretores, cobramos deveres;
        não há sociedade que se sustente sem liberdade (direitos) e responsabilidade (deveres);
        quem determina o papel é o desempenho da pessoa;
        espera-se de um líder tenha competência agregando valores. Não necessariamente saber de tudo, mas o suficiente para controlar o grupo que 'lideramos';
        gestão das informações e conhecimentos (saber onde esse está para a escola funcionar);
        persistência, é preciso ter força interna para segurar a 'onda' e saber que a liderança, em alguns momentos, é solitária por não termos quem contar;
        modéstia, ninguém quer ser liderados onde só uma pessoa brilhe. O 'sabe tudo' transmite uma ideia de inutilidade para seu interlocutor. O lpider tem que ter em mente os resultados e o desenvolvimento das pessoas.

 * Estudo de texto:

> Tema: Liderança ao Inspirar Autenticidade
Recortes:
        “Os vitoriosos estão atentos a tudo e ouvem até o fim qualquer reação. Os perdedores estão ocupados demais com a encenação de: dar desculpas, pôr a culpa em alguém, prometer fazer melhor, e assim por diante”.

> Apresentação de slides -
Título: ZOOM
        Quando afastamos o nosso olhar, despercebemos do ponto de partida (crista do galo);
        Ser sensível ao fenomenalizar os pontos de vistas, pois a distância da observação não deve influir nas nossas concepções, mas sim os detalhes que podemos captar do fenômeno.

* Estudo de texto:
> Tema: O Caso da Ponte
Recortes:

TARDE –
Ø  Dinâmica de Grupo – Bingo

* Estudo de texto:
> Tema: A Inteligência dos Sistemas Vivos
Recortes:
- “A vida não aceita chefes, somente parceiros. É impossível relacionar-se com um sistema no papel de um diretor que vê tudo de forma objetiva. Em to o universo, não há nenhum lugar de onde se possam ver as coisas objetivamente”.
- “A única maneira de conhecer o sistema é ‘brincar’ com ele”.
- “O que move o sistema não são o volume e a quantidade, mas o interesse e o significado”.
> O que é inteligência? Processo de auto-organização na elaboração e realização de uma atividade. É algo que explica por si só. Os estudos negam que a inteligência é individual.
> Quando as coisas estão bem, não se precisa de liderança.
> Permacultura incute na pessoa viver de forma adequada com o ciclo natural das coisas e não interferir sobre.


Fortaleza/ CE, 22 de agosto de 2012.

* Encontro para formação de supervisores e diretores escolares do PJF
 ** Local: Centro de Eventos Uirapuru (C.E.U.)

MANHÃ – 08h40min
Ø  Atividade – ‘Avaliando a Saúde Organizacional’
1)      Vimos nas informações contidas no instrumental, como válidas para a funcionalidade escola;
2)      Apresenta de modo eficiente o que a escola precisa melhorar.

* Estudo de texto –
> Tema: Tempo de espera... Quando as coisas acontecem... Finalmente
Recortes –
-

* Atividade – Posições Perceptuais
(...)

* Estudo de texto –
> Tema: O Inimigo Está Lá Fora
Recortes –
-

* Vídeo:
Recortes:
1)      Frequência é igual ao inverso do tempo (F = 1/t);
2)      Por isso que muitas vezes quando nos deparamos com momentos significativos, achamos que o tempo passa rápido. Mas, o tempo é o mesmo. O que acontece é quando temos uma maior frequência o tempo fica sem perceptividade.


TARDE – 13h45min
ü  Apresentação da Coordenadora de Gestão da SEDUC – Professora Marisa;
ü  Socialização da apresentação que os supervisores do PJF fizeram em São Paulo;
ü  Dias 02 e 03 de outubro, encontro do PJF (diretor, coordenador do PJF na escola e professor do PJF);
ü  O complemento do recurso do PJF de responsabilidade da SEDUC será creditado na conta da escola (manutenção) e a prestação de conta terá o mesmo procedimento do da prestação de conta do PDDE;
ü  SEDUC baixará portaria para normatizar a quantidade de monitoria e tutoria (aguardar);
ü   
 
Diana Carla – orientações para PJF
1)      Reunir o GG para rever o plano e fazer o cronograma das atividades para setembro, outubro, novembro e dezembro;
2)      Programar parte das ações da monitoria/ tutoria (2012/ 2013);
3)      Reunião dia 27 de agosto para escolher os monitores e tutores e definições do Plano de Ação do complemento da SEDUC – Márcio Sérgio, Carlos Farias, Lucia Barros e Diana Carla;
O responsável para cada R (resultado) deverá ser monitorado pelo diretor da escola.

 


























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