Um pouco do encontro:
REUNIÃO COM ROGERS
Fortaleza/ CE, 12 de março de 2012
- A equipe do CDD apresentou as funções de cada educador, DPS, TIC e CRT;
- Relatório dos diretores das escolas que receberam a equipe do CODEA/ SEDUC.
1) Casemiro Paiva de Pacajús/ Jucá
- Negociou com os professores para ministrarem aulas além de sua disciplina. E todos aceitaram.
2) Escola Walter de Sá Cavalcante/ Elcio
- Coordenadora avisou que muitos professores não estavam entendendo a proposta do núcleo;
- Reuniu a equipe e apresentou a proposta segundo a metodologia do CDD;
- Foco no jovem/ aluno(a);
- É um Projeto de Educação;
- Apresentou passo a passo a reunião que houve com os professores.
3) EEFM Frei Policarpo/ Márcio Sérgio
- Afirmou que depois da reunião da equipe do Rogers em Canindé, os professores ficaram confusos, inquietos e preocupados com a possível redução de carga horária nos contratos dos professores temporários;
- Disse que a maioria dos professores passou a ver que a SEDUC não é algo inatingível e que com a presença da citada equipe, tabus estavam sendo quebrados;
- Afirmou que a escola está propensa a aderir o projeto piloto;
- Ainda na sua fala, solicitou à SEDUC, na pessoa do Professor Rogers, que antecipasse as 27 horas já que a empreitada requeria um esforço coletivo da escola e ficaria muito difícil trabalhar com 'alguns' insatisfeitos.
4) Escola Integrada 2 de Maio/ Cinthya
- Manteve cautela para não assustar e prefere deixar as coisas fluírem naturalmente devido a sua clientela de 2.400 alunos;
5) Aída
- Considerou positiva a visita da equipe da Seduc em vista de ter na escola professores bem críticos. Contudo, viu uma boa receptividade com referência à proposta.
= Rogers:
- Que projeto de escola queremos?
- Especialistas tentam revolucionar a escola pelo aluno e não mais pelo professor;
- Não haverão perdas coletivas.
- Perdas individuais serão inevitáveis;
- O aluno precisa tutelar o seu desenvolvimento (monitoria, cooperativismo,...);
Tarde -
Força | Oportunidades |
LEI com acesso à internet | Novas DCEM. |
Adesão ao PPDT | Publicação dos Protótipos pela UNESCO |
Instalação de laboratórios móveis | Implantação da ampliação do tempo de planejamento dos professores (1/3). |
A estruturação da proposta em temas e material estruturado (planos de aula e roteiros) | Disseminação das estratégias relacionadas a Aprendizagem Cooperativa entre os professores. |
Instituto Aliança na coordenação do CDD | Possibilidade de firmar parcerias para apoiar a atuação do núcleo de pesquisa. |
Núcleo gestor e professores com a consciência da necessidade de promover mudanças no currículo. | Promoção pela SEDUC de encontros periódicos para desenhar a proposta individual de reorganização curricular por (em) cada escola. |
Experiências exitosas com projetos (E-jovem, Com.Domínio Digital, PJF) que inspiram mudanças no currículo. | |
Esforço dos gestores no processo de envolvimento dos professores. | |
Capacidade e competências dos professores para viabilizar a reorganização curricular. | |
Equipe de apoio pedagógico (PCA, Regente de Multimeios, PDT, Coordenador do laboratório de ciências e LEI) disponível para atuar na reorganização curricular. | |
Potencial do aluno em ser protagonista na reorganização curricular. | |
Fraquezas | Ameaças |
LEI com máquinas insuficientes para atender todos os alunos ao mesmo tempo. | Seleção dos professores temporários em abril (mudança no quadro de lotação das escolas). |
Pouca experiência dos professores em trabalhar a pesquisa na educação básica. | Processo de seleção e escolha de diretores e demais componentes do núcleo gestor a ser iniciado em 2012. |
Pouca experiência dos professores em trabalhar na escola os princípios da aprendizagem cooperativa. | Curto espaço de tempo para estudo e aplicação da proposta. |
Indisponibilidade de estrutura física para uma sala específica para funcionamento do núcleo. | A não utilização da carga horária por parte da rede nos planejamentos dos professores por área. |
Professores dos LEIs que não dominam as principais ferramentas das TICs. | |
Mobiliário inadequado para o Núcleo de Pesquisa, Trabalho e Demais Práticas Sociais. | |
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