domingo, 18 de março de 2012

4º Encontro na SEDUC - "Reorganização do Currículo do Ensino Médio"

No dia 12 de março de 2012, fomos à Fortaleza por conta do 4º Encontro para Reorganização do Currículo do Ensino Médio. O debatido foi animador e observamos que os participantes/ representantes das escolas estão entendendo melhor a proposta/ protótipo.
Um pouco do encontro:


REUNIÃO COM ROGERS

Fortaleza/ CE, 12 de março de 2012

  • A equipe do CDD apresentou as funções de cada educador, DPS, TIC e CRT;
  • Relatório dos diretores das escolas que receberam a equipe do CODEA/ SEDUC.

1) Casemiro Paiva de Pacajús/ Jucá
- Negociou com os professores para ministrarem aulas além de sua disciplina. E todos aceitaram.

2) Escola Walter de Sá Cavalcante/ Elcio
  • Coordenadora avisou que muitos professores não estavam entendendo a proposta do núcleo;
  • Reuniu a equipe e apresentou a proposta segundo a metodologia do CDD;
  • Foco no jovem/ aluno(a);
  • É um Projeto de Educação;
  • Apresentou passo a passo a reunião que houve com os professores.

3) EEFM Frei Policarpo/ Márcio Sérgio
- Afirmou que depois da reunião da equipe do Rogers em Canindé, os professores ficaram confusos, inquietos e preocupados com a possível redução de carga horária nos contratos dos professores temporários;
- Disse que a maioria dos professores passou a ver que a SEDUC não é algo inatingível e que com a presença da citada equipe, tabus estavam sendo quebrados;
- Afirmou que a escola está propensa a aderir o projeto piloto;
- Ainda na sua fala, solicitou à SEDUC, na pessoa do Professor Rogers, que antecipasse as 27 horas já que a empreitada requeria um esforço coletivo da escola e ficaria muito difícil trabalhar com 'alguns' insatisfeitos.

4) Escola Integrada 2 de Maio/ Cinthya
  • Manteve cautela para não assustar e prefere deixar as coisas fluírem naturalmente devido a sua clientela de 2.400 alunos;

5) Aída
  • Considerou positiva a visita da equipe da Seduc em vista de ter na escola professores bem críticos. Contudo, viu uma boa receptividade com referência à proposta.

= Rogers:
  • Que projeto de escola queremos?
  • Especialistas tentam revolucionar a escola pelo aluno e não mais pelo professor;
  • Não haverão perdas coletivas.
  • Perdas individuais serão inevitáveis;
  • O aluno precisa tutelar o seu desenvolvimento (monitoria, cooperativismo,...);

Tarde -

Força
Oportunidades
LEI com acesso à internet
Novas DCEM.
Adesão ao PPDT
Publicação dos Protótipos pela UNESCO
Instalação de laboratórios móveis
Implantação da ampliação do tempo de planejamento dos professores (1/3).
A estruturação da proposta em temas e material estruturado (planos de aula e roteiros)
Disseminação das estratégias relacionadas a Aprendizagem Cooperativa entre os professores.
Instituto Aliança na coordenação do CDD
Possibilidade de firmar parcerias para apoiar a atuação do núcleo de pesquisa.
Núcleo gestor e professores com a consciência da necessidade de promover mudanças no currículo.
Promoção pela SEDUC de encontros periódicos para desenhar a proposta individual de reorganização curricular por (em) cada escola.
Experiências exitosas com projetos (E-jovem, Com.Domínio Digital, PJF) que inspiram mudanças no currículo.

Esforço dos gestores no processo de envolvimento dos professores.

Capacidade e competências dos professores para viabilizar a reorganização curricular.

Equipe de apoio pedagógico (PCA, Regente de Multimeios, PDT, Coordenador do laboratório de ciências e LEI) disponível para atuar na reorganização curricular.

Potencial do aluno em ser protagonista na reorganização curricular.

Fraquezas
Ameaças
LEI com máquinas insuficientes para atender todos os alunos ao mesmo tempo.
Seleção dos professores temporários em abril (mudança no quadro de lotação das escolas).
Pouca experiência dos professores em trabalhar a pesquisa na educação básica.
Processo de seleção e escolha de diretores e demais componentes do núcleo gestor a ser iniciado em 2012.
Pouca experiência dos professores em trabalhar na escola os princípios da aprendizagem cooperativa.
Curto espaço de tempo para estudo e aplicação da proposta.
Indisponibilidade de estrutura física para uma sala específica para funcionamento do núcleo.
A não utilização da carga horária por parte da rede nos planejamentos dos professores por área.
Professores dos LEIs que não dominam as principais ferramentas das TICs.

Mobiliário inadequado para o Núcleo de Pesquisa, Trabalho e Demais Práticas Sociais.










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